9 de outubro de 2013

Qual o sabor que lembra a sua infância



 Bolinho de chuva com bastante canela!!!!
 Macarronada da bisa!!!!
 Pipoca com brigadeiro!!!!
 Pepino cortadinho com bastante vinagre!!!
 Paçoquinha AMOR, mas não era qualquer uma, só aquela comprada na vendinha da frente da escola quando meu pai ía me buscar!!!
 Leite condensado com nescau, naquela “xicrinha” de café, para comer com uma colherinha!!!! 
 Banana amassada com farinha láctea!!!
 Yakult, bebido beeemm devagarinho, por um furinho bem pequenininho!!
 Jabuticaba comida no pé, lá no quintal em Ituverava...

 Todo mundo tem uma comida que marcou a sua infância. Uma comida que tem história e traz junto dela lembranças saborosas.


Semana de dia das crianças e o Facebook e Instagram já estão recheados de fotos homenageando um tempo que já passou. A cada sorriso, a cada aventura ou trancinha que vemos, nossa imaginação viaja pela vida de cada um. Por sabores antigos de uma cidade, de férias que já acabaram, de uma geração, de uma tradição. Cultura e costumes de uma família, saudades de uma avó que não está mais aqui nos almoços de domingo, mas nos presenteou com sabores e amores que nunca serão esquecidos.

Como não lembrar de uma época em que era tão fácil encontrar o que nos fazia felizes tão facilmente, sem impedimentos ou rodeios? Uma época em que tudo era novidade, interessante e engraçado?
 O cardápio do post de hoje está repleto de sabores, cores, aromas e imagens que borbulham na panela, viajam pelo tempo e nos presenteiam com a alegria ingênua de ser criança mais uma vez.
Vivemos na geração fast food, das lojas de conveniência, comidas industrializadas e instantâneas, e com toda a correria do dia-a-dia nem sempre percebemos o quanto os alimentos e os sentimentos estão conectados.

 Comer é de fato um ato de amor! As refeições ocupam um papel de destaque no universo afetivo de um bebê, de uma criança, de um adolescente, de um adulto e de um velhinho... Encontros em volta da mesa são cheios de segredos e de significados que nos acompanham pela vida toda. Histórias de uma família construídos em volta de uma travessa de macarronada!

 Alguns pratos são lembrados porque eram deliciosos, outros, horrorosos... Combinações estranhas, ingredientes inusitados, visitas à restaurantes e feiras aos domingos... Não importa. Em todas as histórias os personagens são incríveis e emocionantes. Tudo é perfeito na mesa das memórias.

Querem indicação de um banquete literário, recheado de histórias de famílias, hábitos alimentares e receitas antigas? Então não deixem de ler e reler “Céu da boca – lembranças de refeições da infância”, um livro delicioso no sentido mais amplo da palavra.
Desejo um feliz dia das crianças para todos nós, revivendo as lembranças e principalmente não esquecendo de construir muitas mais. Cozinhem amorosamente para seus filhos e desfrutem juntos, por toda uma vida, o resultado obtido. Uma boa viagem ao redor das mesas da vida!!


Este post é a minha homenagem ao comer e ao sentir, a todos os alimentos que despertam as lembranças da alma e alimentam o coração!

Camila Pedote – consultora alimentar

# 995402656 / camilapedote@hotmail.com

Nenhum comentário: