21 de outubro de 2013

Gratidão

por Carol Bruchilari

Oi minhas queridas!

Há duas semanas que não escrevo no blog porque estive recebendo e hospedando amigos e família da Argentina, já que todos vieram para me visitar por meus 40 aninhos. E não tem como não estar repleta de gratidão para o universo por ter a oportunidade de receber tanto carinho de tantas pessoas, tanto de amigos brasileiros, como argentinos, como a minha família daqui e de lá.

Comecei a escrever esta nota e senti que queria escrever sobre essa imensa gratidão e a importância dela na nossa vida.
Fui buscar o significado no dicionário de “Gratidão” e vi que era exatamente o que eu sinto, olhem ai:

A gratidão é o ato de reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor etc.
Em um sentido mais amplo, pode ser explicada também como recognição abrangente pelas situações e dádivas que a vida lhe proporcionou e ainda proporciona.
A gratidão é uma emoção, que envolve um sentimento de dívida emotiva em direção de outra pessoa; freqüentemente acompanhado por um desejo de agradecê-lo, ou reciprocar para um favor que fizeram por você. Num contexto religioso, gratidão também pode referir-se a um sentimento de dívida em direção de uma divindade.

E isso é algo que eu respeito muito, a gratidão por cada instante da minha vida.
Agradeço a minha família, agradeço os meus amigos, agradeço ter a oportunidade de escrever para cada uma de vocês neste blog, agradeço acordar cada dia.
Nós, minhas flores, temos muito o que agradecer, desde o viver neste momento neste planeta, ter tudo o que temos, vivenciar cada experiência com seus aprendizados, a flor que cresce no nosso quintal, o olhar dos nossos filhos.

A gratidão é uma virtude que precisa ser desenvolvida continuamente, tornando-se um hábito diário. Normalmente não lembramos de agradecer, mas reclamamos com frequência. É importante adotarmos uma atitude positiva, agradecendo desde a hora que acordamos até a hora de dormir. Quando fazemos isso, abrimos nosso coração e nossa compreensão, valorizando as bênçãos que recebemos todos os dias. Desse modo, passamos a perceber as dádivas que não havíamos notado. Passamos a sentir como fomos protegidos, amparados e auxiliados tantas e tantas vezes.
O sentimento de gratidão nos liberta da preocupação. Ao agradecer, nosso coração descansa, nossa mente se aquieta e ficamos livres de tantas tensões da vida moderna. A gratidão ameniza as dores emocionais, como a depressão, a tristeza, a solidão e a ansiedade. Em uma série de estudos experimentais, Emmons e McCullough - pesquisadores americanos sobre o comportamento humano - concluíram que sentimentos de gratidão aumentam a saúde física e a qualidade da vida diária, e que pessoas gratas demonstram mais estados mentais positivos, como animação, determinação e atenção. Além disso, também são mais generosas, cuidadosas e atenciosas para com os outros.
Então a minha proposta para esta semana é sentir gratidão no coração, e não na mente, por cada experiência que você consiga agradecer. Depois me conta como foi!!!
Então AGRADEÇAM, AGRADEÇAM, AGRADEÇAM!!!
Muito amor para todas vocês e muita gratidão!!!!
Carol

TEL:99377-8263

Nenhum comentário: