31 de julho de 2013

Organizar é o primeiro passo!

Férias chegando ao fim, hora de organizar a rotina e vamo que vamo que o segundo semestre tá começando!!!
Hoje fui na Angelina e as meninas estavam a mil por hora preparando novidades e maravilhas para a nova coleção. A loja já está recheada de novidades e olha que é só o começo.
Vendo o corre corre delas, da Camila Abbate e meu, neste finalzinho de mês, fiquei pensando se está todo mundo nesta vibe. Organizar a vida, a casa, os armários, compras, filhos e atividades para dar conta dos próximos meses...

E organização alimentar, vocês já ouviram falar?


No trabalho de consultoria alimentar que eu desenvolvo, este é um dos pilares na construção dos novos saberes sobre alimentação. E por quê? Alimentação precisa ter rotina, isto é, é preciso deixar que uma alimentação saudável se torne um hábito, incorporado a sua rotina. E para isto é necessário planejamento. Par


a ter comida boa, saborosa, funcional, saudável e nutritiva para o corpo, mente e alma COTIDIANAMENTE.  E se a gente não se planeja, organiza, infelizmente a gente não faz... Chegar em casa às dez da noite e ir lavar a salada? Ou descascar a manga?  Fica difícil, né? E  como simplificar?


Montei uma lista com os principais hábitos.
Pessoas organizadas na alimentação...

1.       Montam um cardápio semanal/mensal.

2.       Têm uma lista de compras completa, com todos os produtos e ingredientes utilizados na preparação de suas receitas cotidianas e preferidas. Sempre deixam uma cópia desta lista na porta da geladeira (ou em um lugar de fácil acesso). Elas anotam imediatamente a necessidade de um ingrediente e sempre checam a lista e a despensa antes de saírem para as compras.

3.       Mantém a despensa, geladeira e freezer arrumados. O ideal é manter os produtos agrupados, colocar etiquetas nas prateleiras para manter a organização mais fácil e visível e guardar sempre o produto com data de validade maior atrás, para que os produtos antigos sejam consumidos primeiro, evitando desperdício, contaminação e facilitando tanto na hora de guardar as compras do supermercado, como colocar qualquer coisa de volta no lugar após o uso.

4.       Elas têm horários pré-estabelecidos para as refeições ocorrerem, respeitando as atividades pessoais e familiares. Proporcionam dentro da rotina, horários confortáveis e compatíveis com a duração das refeições, de forma a evitar cafés da manhã tomados no carro e/ou “acelerar” a família para acabar logo o almoço para conseguirem chegar a tempo na escola, por exemplo.

5.       Disponibilizam um local adequado e confortável, próprio para a realização das refeições. Capricham ao arrumarem a mesa, prepararem as travessas e tornarem este momento agradável e satisfatório. E no trabalho? Evitam o tradicional sanduíche na frente do computador...

6.       Não realizam outras atividades durante as refeições. Prestam atenção ao que comem.

7.       Comem devagar. Mantendo atenção na mastigação, que é essencial para uma boa nutrição.

8.       Não pulam refeições e já se renderam às marmitas. Comem um volume reduzido de alimentos várias vezes ao dia, de forma a não exagerar na próxima refeição. Mantém intervalos de 2/3 horas entre as refeições, que são ideais para manter constante o nível de glicemia e a velocidade do metabolismo. Têm sempre opções práticas e saudáveis para os lanchinhos da manhã e da tarde.

9.       Não fazem substituições entre alimentos não adequados para cada refeição. Não oferecem alimentos que não façam parte do cardápio de cada refeição específica também.

10.   Levam sempre com elas uma garrafinha de água, bebendo 100 mL de líquidos a cada meia hora.

11.   Comem de maneira saudável, optando por alimentos mais nutritivos, e não menos calóricos. Contam nutrientes e não calorias.

12.   Se dispõem a experimentar novos sabores, ou darem outra chance a um antigo... estão sempre educando seu paladar !!!!!

Quanto tempo você tem reservado para comprar, preparar e degustar o que irá lhe nutrir ao longo da sua semana? Dedique um tempo a esta questão e você verá os resultados surgirem.
Os posts que escrevo são, para mim, como os encontros que tenho com as famílias e pacientes que atendo. Uma troca de saberes, informações, técnicas e convivência. A cada semana novos assuntos, curiosidades, dicas, buscando e possibilitando novas escolhas e novas relações com o comer.

Hoje fica uma dica estrutural, prática e conceitual. Organizem-se! É o primeiro passo para a reeducação alimentar e todos os passos para a manutenção...


Camila Pedote – consultora alimentar

# 995402656 / camilapedote@hotmail.com

Nenhum comentário: