2 de julho de 2013

Férias é sinônimo de diversão!


Quem disse que férias em São Paulo não têm novidades?
Muita gente fica meio desanimada de não viajar nas férias, acha que este julho vai demorar muito tempo para passar e as únicas opções para as crianças são jogar videogame e comer pipoca no sofá... Nã nã ni na não!!!!
Pode pedir para as crianças soltarem o Ipad e levantarem do sofá que a diversão vai começar:
Que tal transformar sua casa numa sala de cinema? Almofadas espalhadas pelo chão, cortinas fechadas e agora só falta decidir o filme e convidar os amigos. Querem sugestões de filmes para abrir o apetite? Que tal Ratatouille ou A fantástica fábrica de Chocolate? 
Chegou a hora do lanche e podemos continuar a ter criatividade. Oferecer um lanche além de gostoso, divertido e diferente também. Picolés de frutas, biscoitinhos e bolos caseiros, sanduiches nos mais variados formatos, gelatinas coloridas, espetinhos divertidos com frutas e sucos e vitaminas misturados podem fazer parte do cardápio.
Melhor ainda! Que tal convidar as crianças para irem para a cozinha???? Criança combina com cozinha assim como macarrão com molho de tomate, sabia? Eles ficam curiosos, tocam nos alimentos e ainda experimentam vários ingredientes diferentes.  Comece lavando as mãos e prendendo os cabelos, faça os combinados de segurança e mãos à obra. Só não esqueçam de me convidar depois para provar as delícias que vocês vão inventar...



E os jogos de tabuleiro? Férias não lembram tardes jogando War e Banco Imobiliário? Use e abuse das mais diversas opções de jogos e baralho. Proponha campeonatos, gincanas, caças ao tesouro.
Oficinas de arte, com bastante papel, lápis coloridos, cola e tesoura também podem preencher uma tarde de brincadeiras. Com direito a exposição de todas as obras de artes no final do dia.
Quem nunca fez cabanas e acampamentos com lençóis e pregadores? E se deixar as crianças dormirem nas “barracas” acompanhadas de uma lanterna, posso dizer que será uma experiência inesquecível...
E as atividades ao ar livre? Aproveitem quando a chuva der uma trégua, coloquem um agasalho quentinho e bora mexer o esqueleto. Andar de bicicleta, jogos e atividades com bola, amarelinha, pular corda... Que tal um piquenique no parque? Uma toalha xadrez e uma cesta recheada de delícias e a diversão está garantida.



 Ufa! E como manter a energia da criançada para todas estas atividades? As dicas de alimentação para as férias são muito parecidas com as do dia-a-dia, só temos que prestar atenção para não nos perder na falta de compromisso com o horário.
Pular o café da manhã continua não podendo! Mesmo que as crianças acordem mais tarde devido a farra da noite anterior, ofereçam um café mais leve com iogurte e fruta, por exemplo.
Mantenha as 3 principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) e evite substituí-las por lanches. E o hambúrguer ou o cachorro quente? Deixe para oferecê-los em porções menores na hora do lanche da tarde, e mesmo assim, não todo dia. Não fiquem mais de 3 horas sem se alimentar.
A lancheira térmica continua sendo uma boa companhia para passeios mais longos, como museus e exposições. Montada com boas opções (sanduichinhos, frutas, sucos, água de coco e biscoitinhos integrais), garante matar a fome sem prejudicar a saúde.
Monte um cardápio variado em conjunto com as crianças, eles adoram dar sugestões e saber que são ouvidos. Assim, já fica combinado o dia da pizza e o do brócolis também!
Tenha à disposição alimentos frescos e ofereça sempre para as crianças.
Não esqueça da água! Mesmo no frio temos que manter a hidratação, então garrafinha d’água sempre à mão.
Não tenha estoque em casa de guloseimas como doces, salgadinhos e refrigerantes. Opte por embalagens pequenas e em pouca quantidade para os dias combinados. Diminui a tentação não ter estas opções na despensa.
Pronto! Um bom cardápio de atividades e escolhas alimentares. A programação une a família e é uma combinação infalível para férias saudáveis, divertidas e deliciosas.

Bom senso, bom humor e boas ideias devem ser usados sem moderação nestas férias!


Férias boas são aquelas passadas em boa companhia, com bastante alegria, e uma boa alimentação, é claro!!
Boas férias para todas vocês, então!

Camila Pedote – consultora alimentar
# 995402656 / camilapedote@hotmail.com

Nenhum comentário: