16 de julho de 2013

Saboreie a arte!

Junte finas fatias de salmão, ramos delicados de dill, pães caseiros e artesanais.  Ingredientes de um delicioso sanduiche? Hoje não, apenas o necessário para uma obra de arte, um banquete para os olhos...
Assim podemos descrever o trabalho de uma série de artistas da comida. Fotógrafos, escultores, pintores e ceramistas que usam a comida como meio de expressão artística. 

Dizem por aí que a culinária é uma arte, e neste post valores nutricionais se misturam com o valor artístico dos alimentos, resultando numa exploração de formas, cores e texturas. 
Comida, diversão e arte.
O limite da arte é precisamente não ter limites. Assim, arte e comida podem se juntar, gerando fantásticas e deliciosas criações.

E acredito que é além de criatividade. É uma sensibilidade de ver além... Além do comum, do óbvio e do usual. Sem restrições nem pré-conceitos. 
O resultado é apaixonante. Diferente e encantador. Vou compartilhar o trabalho de três artistas que me inspiram e me instigam. São trabalhos completamente diferentes entre si, e que refletem a diversidade e o surpreendente resultado de brincar com comida.

Carl Warner, fotógrafo britânico, que combinando inspiração e alimentação nos transporta por paisagens únicas, um mundo colorido e saboroso, onde é possível perceber a comida com um novo olhar. De vez em quando me imagino sentada nestas paisagens, passeando no barquinho de vagem ou voando no balão de bananas... rsrsrs 

Clique na imagem para ampliá-la
Hong Yi, RED, arquiteta da Malásia que já conquistou o mundo. Acompanhei de pertinho seu projeto “every day food project” no INSTAGRAM e esperava ansiosa a surpresa do dia seguinte, nesta série de criatividade com alimentos. No desenvolvimento deste trabalho, duas regras tinham que ser seguidas: ela só podia usar alimentos e as criações deviam ser colocadas sobre um prato branco como pano de fundo. Impressionante, né? Como não se apaixonar pelos balões de “delicados” ou deixar de mostrar para as crianças as casinhas dos três porquinhos??? E o tigre que de tão real parece que vai saltar do prato? E o seu trabalho não para por aí, em breve um livro deve ser lançado para atiçar nosso olhar e paladar...

Clique na imagem para ampliá-la




E como não falar de Ju Duoqi? Com paciência oriental e a proposta de releituras de obras famosas, frutas, legumes e verduras se transformam em Rembrandts, Leonardos e muito mais. 







Clique na imagem para ampliá-la

Aprendi, com uma amiga querida, a olhar e perceber a arte com uma atenção diferente e especial nos últimos anos. E cada vez mais a frase de Paul Aster, “a arte é como um método de reflexão, um meio de apreensão do universo e de encontrar nele seu lugar”, ganha sentido e contorno na minha vida.
Queria compartilhar este olhar com vocês, a possibilidade de perceber a comida como arte, a transformação do comum em incomum e do cotidiano.
A comida reinventada, um conceito simples e ao mesmo tempo divertido.

Saboreiem a arte!!!! 

Camila Pedote – consultora alimentar
# 995402656 / camilapedote@hotmail.com

Nenhum comentário: