10 de setembro de 2013

Espelho, espelho meu... existe alguém que me conhece mais do que eu??





Se olhar, se perceber, se conhecer... quem entende da própria silhueta consegue valorizar as principais qualidades e disfarçar pequenos defeitos. Na moda e na saúde também!!!


Mais uma vez consultoria alimentar se encontrando com a consultoria de estilo da Angelina. A Jana já falou em outro post sobre valorizar o corpinho que a gente tem, ampliando a visão além de padrões, analisando proporções e percepções também.
E hoje eu trago para vocês mais detalhes de como a forma do seu corpo, aliada à prática esportiva e as suas preferências alimentares, pode ajudar na recomendação de alimentos e dietas.
É importante saber que cada corpo é diferenciado e possui proporções e características individuais. Fazer as escolhas alimentares certas pode ajudar a evitar eventuais acúmulos de gordura em pontos específicos do corpo, ganho de massa muscular, diminuição de retenção de líquidos, entre outras tantas tendências de cada estrutura corporal. Dietas mais adequadas para quem tem um corpo mais atlético, tipo pêra ou com gordurinhas localizadas.
Pesquisas da Universidade de Stanford demonstraram que o formato do corpo está relacionado com uma predisposição genética e não é determinante de saúde e de boa forma. Apenas retratam a forma como cada organismo responde a hormônios diferentes, assim como metabolizam carboidratos e gorduras. E diferentes respostas requerem estratégias diferentes de alimentação.
Atualmente utilizamos duas formas de classificação de tipos de corpo, mais elementos na hora de buscar e escolher a melhor forma para cada uma se alimentar, usando a genética a nosso favor.


Ectomorfo, endomorfo ou mesomorfo? Nomes difíceis, mas que ajudam a determinar e recomendar tipos e quantidades diferentes de gorduras, calorias, proteínas magras e carboidratos complexos.
Endomorfos possui muita facilidade para ganhar peso, tem ombros largos e cintura larga. Em geral ganha mais gordura do que do que músculo, por isso os percentuais de gordura são mais altos.  Apresenta um pouco de dificuldade de perder a gordura adquirida também.
Ectomorfo é aquele biotipo de quem é naturalmente magro, com baixo percentual de gordura. Estrutura óssea estreita, ombros, cintura e quadris finos. Longos braços e pernas.
Mesomorfos conseguem facilmente mudar seu peso. Ganhar ou perder, músculos ou gordura. Cintura estreita e ombros levemente mais largos.


Esta classificação é mais conhecida e muitas já se reconhecem, conhecendo dicas de estilo para explorar suas virtudes. Agora algumas dicas de alimentação também:
Se você é dona de um corpinho ampulheta, é cheia de curvas, com ombros e quadris mais largos e tem uma cinturinha bem definida. Cuidado com o acúmulo de gordura nos quadris e nádegas.  Alimentos que impedem e diminuem o inchaço e a celulite serão sempre seus aliados na dieta, apostando em alimentos diuréticos e ricos nas proteínas.  Salmão, azeite de oliva, aveia podem estar sempre presentes no seu cardápio, assim como maracujá, abacaxi, chás, gengibre e frutas vermelhas.
Já aquelas que têm corpo em formato oval ou maçã, em geral apresentam concentração de gordura na região abdominal. Um risco maior à saúde, pois esta gordura fica alojada em torno do fígado e dos rins, a famosa gordura visceral, que favorece o surgimento de doenças cardíacas e vasculares. A recomendação é de alimentos integrais e de baixo índice glicêmico, diminuindo a produção de insulina, principal hormônio responsável pela deposição de gordura e a entrada da glicose para dentro das células. Trocando os alimentos refinados com farinha branca por opções integrais, além frutas e verduras ricas em fibras, já damos o primeiro passo para se livras das indesejáveis gordurinhas. Lanches intermediários também devem ser sempre consumidos para manter os níveis de glicose estáveis, assim como evitar leites e derivados possuem proteínas de difícil digestão. Quer uma dica que vai te deixar feliz? Coma a sobremesa! Um docinho light, frutas quentinhas salpicadas com canela ou um sorvetinho feito de banana. Estimula a produção de serotonina e bem estar está garantido...
Você pode ter o corpo em formato de triângulo ou pêra, e neste tipo de corpo, o acúmulo de gordura é no quadril e nádegas. Incomoda um pouco na questão estética, mas a maior vantagem é que este tipo de gordura não está diretamente associado a problemas de saúde. O objetivo alimentar é priorizar alimentos diuréticos e anti-inflamatórios, como água de coco, grãos integrais, azeite, farinha de linhaça, salmão, abacaxi e maçã.  Chá de hibisco é ótimo para combater a retenção de líquidos.
Nenhum destes? Qual o melhor alimento para quem tem corpo em formato de triângulo invertido? Com ombros e costas largos, existe uma predisposição ao ganho de massa muscular (uhuu!). Então o ideal é cuidar da forma de uma maneira geral, sem uma forma específica de perder peso. Proteínas vegetais e magras, além de carboidratos complexos são essenciais para manter o estoque de músculos e frutas e vegetais variados para equilibrar nutrientes e fibras.
Agora só falta falar daquelas com corpo em formato de retângulo. Devido principalmente à estrutura óssea, ombros, cintura e quadril têm quase o mesmo tamanho. O principal desafio é se livrar da gordura visceral e ganhar músculos.  O hábito que alimenta os músculos, então é muito importante fracionar as refeições. Antes da atividade física coma uma fruta, assim seu organismo utiliza o carboidrato como fonte de energia, e após é hora de consumir proteínas magras. Peixes brancos e levedo de cerveja evitam que a gordura se deposite e os aminoácidos fortalecem os músculos.
Alimentação rica e variada! Dica que vale para todas, aquelas que já estão em forma e aquelas que estão buscando. Frutas, verduras, cereais integrais, proteínas magras e muita água, sua dose diária de sabor, vitaminas, minerais e principalmente anti oxidantes, essenciais para quem busca bem estar e qualidade de vida.
Medidas antropométricas, percentuais de gordura e estilo de vida caminhando juntos em busca de uma alimentação mais saudável, qualidade de vida e bem estar. Com a saúde e o espelho.



Camila Pedote – consultora alimentar

# 995402656 / camilapedote@hotmail.com

Um comentário:

Elza disse...

Adorei os comentários e as dicas de alimentação.
Obrigada