5 de setembro de 2013

Gelado não, inusitado!!


Olá Meninas, tudo bem?
Quantas novidades aqui no Blog. Estou adorando os textos das minhas parceiras, e vocês?
Apesar de ter a oratória nada concisa, os monólogos me afligem um bocado! Fiquem tranquilas em comentar e sugerir novas pautas, as trocas enriquecem o diálogo.
Essa semana gostaria de levantar um assunto que há muito fica no bate e rebate na minha caixola. Por que aqui no Brasil a gente usa acabamentos frios somente em áreas molhadas? Ainda somos tropicais né, São Pedro?
Desde que conheci Mr. Burle Marx, Paisagista fofo de cabelinhos brancos, Artista e meu ídolo de todos os tempos, nasceu meu gosto por padronagens, estamparias, mosaicos, nomeiem da maneira como preferirem... Aliás, Pai, não esqueci da minha litogravura do Sr. Roberto Burle Marx; coloca no papel isso junto com minha TV Phillips 14”, são os meus maiores bens materiais!!!! Ok?! Tenho testemunhas agora, olha lá?!


Litografia sobre papel – Roberto Burle Marx 1986
Pai a nossa não é essa, mas o Google não tem! Só a gente!!

Bem, como eu ia dizendo, adoro murais!!! De qualquer material, em qualquer campo. Desse ano eles não escapam aqui da sala de casa!! Andei procurando alguns azulejos de outro grande artista, Athos Bulcão, carioca e brasiliense de coração. De tempos em tempos acesso o site da sua Fundação, ou o Mercado livre (ai que vergonha, já confessei aqui que sou compradora pela internet? Pois se não, já foi....) para ver se encontro algumas peças, mas até agora, nada que me garanta a autenticidade e pela Fundação, minha parede precisa ser aceita, olha que chic?! Vamos esperar a próxima fornada, quem sabe St. Claus dá uma forcinha.
       
               

Painel de azulejos, Entrequadras 307/308 Sul, Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, 1957. DF- Brasil 
Foto: Ricardo Padue


CLN 303 Painel de azulejos, Asa Norte, SCLN 303, 1987. Brasília – DF, Brasil.

Pintura mural, Brasília Palace Hotel, 1958.. Foto: Edgar César Filho

Como moro em um apartamento que pretendo passar minha velhice, infelizmente, porque meu sonho de morar no Edifício Louveira foi postergado para a outra encarnação, asseguro meu investimento. 

Edifício Louveira – Arquiteto Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi – Higienópolis/SP
Projetado em 1946 – Os primeiros moradores, em sua maior parte, vivem nele. Ninguém vende!!

A infinidade de acabamentos que encontramos hoje é de deixar qualquer um indeciso! Espetacular!! 



Brinque no seu Hall, recebendo os amigos de uma maneira diferente, despojada. Faça uma parede de azulejos brancos para seus filhos desenharem com caneta permanente (jogue fora depois, ninguém vai querer o sofá da sala ilustrado, ou vai? Boa idéia? Cada um com a sua vontade, sem julgamentos) no corredor da sua casa; que tal criar um tapete de ladrilhos hidráulicos embaixo da mesa de jantar? A marcenaria do seu Home Theater pode conviver com outro tipo de textura, fácil de limpar, durável e irreverente.
O grande barato disso tudo, é gostar de ser diferente, talvez esquisito, para os mais tímidos, e ter algo que seja único 
( no caso da litogravura, não, mas aí é uma questão monetária... Snif! ), não precisa ser de alguém reconhecido, mas beleza é fundamental. Que seja belo, para o seu olhar!
O artista pode ser você, na composição, na escolha das peças, no uso atribuído. Imprimir aquela citação, um verso de uma canção que faça parte da sua história, que te emocione ou encoraje.
A ordem é ter valor, e só para você!

Para saber mais sobre Athos Bulcão:
http://www.fundathos.org.br/


Um beijo pro meu Pai, para minha Mãe e pra você!!

Camila

Camila Abbate | Arquitetura e Interiores
Rua Vahia de Abreu, 653 – Vila Olímpia
# 99593-1095


Nenhum comentário: