13 de setembro de 2013

Compaixão!


Minhas lindas companheiras de caminho, desculpa por estar ausente alguns dias, mas fiz uma viagem com uma amiga para França e pela primeira vez na minha vida, depois de 3 filhos, me dei ao direito de ter um tempo só para mim, só por prazer.
No início a minha amiga me convidou a ir com ela pelos nossos 40!!!! E eu, com a culpa sempre pertinho, pensei “ vou deixar o Rodolfo e as crianças  para viajar sozinha sem nenhum motivo? (já fiz muitossss cursos fora e deixei marido e crianças, mas sempre por uma “causa justificada”.)
E fiz uma grande descoberta na minha viagem…… a COMPAIXÃO para comigo.
Entendendo por compaixão a uma mente que, com a motivação de apreciar todos os seres vivos, deseja libertá-los do sofrimento.
Eu sempre trabalhei muito internamente a compaixão com os outros, que também não é nada fácil, mas para mim resultou ser muito, mas muito mais fácil que ser COMPASSIVA comigo mesma.
Na verdade comigo essa compaixão é muito mais parcial e limitada do que com os outros.
Em geral, todos os seres já possuímos alguma compaixão. Todos nós sentimos compaixão quando vemos nossos familiares ou amigos sofrendo, e até os animais se compadecem ao verem seus filhotes feridos e com dor. Mas somos compassivas com nós mesmas?
E essa pergunta surgiu num dos dias maravilhosos em Paris quando estava meditando e essa pergunta veio na minha mente, ....por que é tão difícil ser compassiva comigo mesma? Por que sou tão, tão exigente? E automaticamente a minha compaixão surgiu, mas surgiu tão forte!!! (amanhã viajo para o Japão sozinha por 1 mês!!! Rsrsrs brincadeira!!!)

Enfim, a Compaixão é uma sensação maravilhosa e muito importante para com nós mesmas.
Ter compaixão de nosso cansaço, sim temos o direito de estar cansadas!
Ter compaixão de nossa insegurança, de nossos estados de altos e baixos , de nossa raiva, etc.
Só quando conseguimos sentir, e quando digo sentir não é pensar, e sim SENTIR compaixão, algo mágico acontece e tudo passa a ser mais leve, mais simples, mais verdadeiro.
Enfim, a minha receita para esta semana, tentem sentir compaixão por vocês mesmas a cada dia e vão ver como isso tranquiliza a mente e a alma.

Bom final de semana para todas nós!!!!

Beijos no coração de cada uma.
Carol


“Sempre que eu vir seres desafortunados, oprimidos por maldade e violento sofrer, possa eu apreciá-los como se houvesse encontrado um raro e precioso tesouro”

Geshe Kelsang Gyatso

Nenhum comentário: