18 de fevereiro de 2014

Recomeçar a cada ano!

Angelinas, que saudades!!

De cada uma de vocês, deste espaço, dos textos, dos sabores e saberes que temperam a nossa mesa, vida e relações...
E não podia ter dia melhor para voltar a escrever no blog: segunda-feira, dia de (re) começar, reviver os planos, melhorar os projetos.


Cheias de esperança, metas, desejos, projetos e sonhos, a gente senta diante uma folha de papel e prepara a listinha (ou listona) de resoluções para o ano novo, o próximo semestre, mês que vem, o final de semana ou somente para o dia seguinte. Coisas a mudar, a fazer, a parar de fazer, coisas possíveis e outras tantas impossíveis.
Mas por que é tão difícil cumprir aquilo a que a gente se propõe? Como se livrar do: amanhã eu começo?


Cansada de reinventar e reescrever minha lista ao final de cada ano, resolvi inovar. E nesta proposta diferente, venho dividir com vocês alguns passos e dicas que usei, transformando a lista de desejos inicial em uma lista de ações concretas e viáveis, que de fato estão me trazendo para mais próxima dos meus propósitos. Está dando certo, de verdade!

SEJA MAIS ESPECÍFICA – esta história de comer melhor e fazer mais esporte, por exemplo. Duas metas super legais, mas muuuito genéricas. Comer melhor como? Quanto de esporte eu faço hoje e em quais momentos eu poderia praticar mais? Minha sugestão é ir além, é se perguntar o que de diferente você precisa fazer daquilo que faz hoje para chegar onde quer? Que tal, tomar café da manhã todos os dias? Ou quem sabe comer salada em todos os almoços, inclusive aos finais de semana? Trocar refrigerante por suco natural? Participar de um grupo de corridas às 6 da manhã no Ibirapuera? Ou de uma aula de Yoga no clube? O que importa é estabelecer metas realistas e focadas no desempenho, na ação.

SEJA REALISTA – se você não consegue levantar da cama antes das 8:00, ok, mas então o que adianta se matricular no Pilates das 7:00, 3 vezes na semana? Melhor conseguir ir sempre as 2 vezes por semana na aulas das 20:00 depois do trabalho. A gente quer abraçar o mundo, acha que consegue dar um jeitinho e acaba se frustrando. Vá fazendo pequenas mudanças, e valorize cada uma delas. Elas fazem muita diferença no final, e se por acaso surgir um tempinho ou a preguiça der uma trégua logo de manhãzinha, corre pro Pilates e faz 5 vezes naquela semana. Pequenas mudanças operam verdadeiros milagres no dia a dia.

  COMECE PELO SIMPLES – você nem toma café da manhã e a sua meta é tomar suco verde fresquinho, com omelete e tapioca? Calma que você chega lá, mas que tal começar com um iogurte desnatado com banana e granola?  Se organize, faça compras e um cardápio, acorde 15 minutinhos mais cedo, coloque uma mesa bonita e naturalmente vai ficando mais fácil e prazeroso tomar o seu café da manhã.

UM DIA DE CADA VEZ – como assim? Eu fiz academia 3 dias seguidos e ainda não emagreci? O que adianta comer salada durante uma semana inteira e o ponteiro da balança não sair do lugar? Então, do mesmo jeito que Roma não se fez em um dia, a sua gordurinha localizada também não vai evaporar de repente... Leva um tempo para o corpo, a cabeça, o metabolismo e a rotina encontrarem um novo equilíbrio e os resultados aparecerem. Paciência e persistência, assim a gente chega lá.

BUSQUE PRAZER – vamos lá, não é tão difícil assim. Dançar zumba ou lutar boxe também são opções de atividade física para quem quer se exercitar e você já viu quantidade de variedades de folhas verdes que existem antes de dizer que odeia salada? Dê risada das suas tentativas, encontre uma boa companhia para dividir a salada e as calorias do sorvete e principalmente, descubra novos sabores e prazeres para velhos hábitos.

Seguindo esta receita, adicionando valores, crenças, mudando um ou outro ingrediente, temperando com muito amor e confiança, a minha lista já saiu do forno. Acredito na possibilidade de me transformar, de experimentar, de começar e (re) começar, a cada ano, a cada segunda-feira.

E você, já fez a sua?  Se é para recomeçar, que seja agora!!

Seja a cada dia, a melhor versão de você mesma, e que você tenha ainda 317 oportunidades diferentes para chegar mais perto de onde deseja, até 2015.

Camila Pedote – consultora alimentar


Nenhum comentário: