14 de agosto de 2013

Desintoxique-se!!

De tempos em tempos a gente pára tudo, tira as cortinas, levanta os tapetes, limpa os vidros e arruma os armários. Lava, esfrega, aspira, lustra, separa as doações, joga o lixo fora...
Fazer faxina é necessário!


Só que desta vez, ao invés de chamar a faxineira, que tal contar com a cozinheira???


O maior pecado da nossa vida moderna são os excessos. Excessos que vão se acumulando e impedindo que nosso corpo funcione a todo vapor. A lista de agentes externos que vai pouco a pouco sobrecarregando o organismo é grande: poluição, agrotóxicos, tabaco, álcool, medicamentos, ingredientes refinados, adoçantes artificiais, aditivos e mais aditivos alimentares, sem falar no stress. E os efeitos aparecem no dia-a-dia: cansaço, falta de concentração, inchaço, pele e cabelos sem vida, má digestão, alergias, dificuldade de perda de peso, entre tantas outras queixas.

E agora, o que fazer?
Dieta radical? NÃO!!!

 A desintoxicação já é um processo biológico natural do nosso corpo, que executa sozinho as funções de regeneração celular e eliminação de toxinas. Mas com a sobrecarga, fica mais difícil ir dando conta da limpeza.  O que vale é dar uma forcinha... e nesta hora a DETOX é bem vinda!

A dieta DETOX é uma técnica de nutrição funcional, com o objetivo principal de ajudar o organismo a eliminar toxinas e outras substâncias inflamatórias que estejam prejudicando seu bom funcionamento. Ou seja, é um programa alimentar que age de duas formas: retirando alguns ingredientes que sobrecarregam estas funções naturais (produtos industrializados e todos seus aditivos, além de glúten, lactose, cafeína, frituras, sal em excesso e álcool) e aumentando e incentivando o consumo de frutas, vegetais, sementes e grãos, que aceleram esta limpeza.

Use e abuse de frutas (como melancia, abacaxi, maçã, limão) e vegetais orgânicos (principalmente os de coloração verde escura), arroz integral, gengibre, fibras, peixes e frango, além de temperos naturais (salsinha, orégano, tomilho, alecrim, hortelã), canela e pimenta. Chia, linhaça e castanhas são bem vindas também.

O segredo da desintoxicação é a hidratação. Beba água, sucos, chás e água de coco. O processo se torna ineficiente quando não há consumo adequado de líquidos, por isso não bobeie, se hidrate!!!


Quando o organismo elimina o excesso de toxinas, você recupera energia e o corpo funciona com mais plenitude, pois melhora a digestão e absorção de nutrientes. Restaura a vitalidade orgânica, promovendo saúde e longevidade. Tudo a ver com qualidade de vida!

As recomendações de ingredientes permitidos e os proibidos é, em geral, igual para todos, mas não esqueça que o programa detox deve ser personalizado, ajustado de acordo com as necessidades de cada um. Nada de copiar o cardápio de uma amiga, ok?


É importante lembrar que a DETOX é parte de um tratamento em busca de mais saúde e de bons hábitos alimentares. A porta de entrada para quem quer cuidar de si mesmo, quem se preocupa com saúde através da alimentação e quer se propor a uma reeducação alimentar.



“Viver é isto. Ficar se equilibrando o tempo todo entre as escolhas e as consequências” – Jean Paul Sartre

Mude seus hábitos, desintoxique-se e viva mais plenamente!


Camila Pedote – consultora alimentar

# 995402656 / camilapedote@hotmail.com

Um comentário:

Camila Abbate disse...

Revisão do motor!!! Estou adorando essa nova experiência!
Mto obrigada Dra. Cá!
Bjo gde