7 de agosto de 2013

Delícias Escritas

 Olha o que eu ganhei!!!



Coincidência, ? A combinação perfeita de algumas das minhas paixões: livros + comida + Angelina!Com esta inspiração, vou falar hoje de delícias escritas, comidas com histórias e histórias de comidas.Minha biblioteca é recheada de livros culinários.
Alguns técnicos, indispensáveis para meu estudo e aperfeiçoamento, que são companhia constante em frente ao computador, montando cardápios e fazendo cálculos infindáveis de calorias e nutrientes.Têm outros tantos livros de receitas, sujos de farinha e meio grudentos, de tanto que já me acompanharam nas minhas experiências na cozinha. Receitas daqui, de lá, acolá. De chefs famosos e de donas de casas, além de uma pasta de inspirações retiradas da internet e outra com os resultados das minhas invenções.Instrumentos de trabalho e de prazer.
Mas na estante, do lado da cama, moram aqueles que são especiais. Quando comida e histórias se encontram e se transformam em encanto e prazer.Jorge Amado já dizia que personagens de verdade comem comida de verdade, e são destes que eu gosto mais. Gente como a gente, que têm histórias e sentimentos, que abrem a tampa das panelas e as portas das cozinhas para dividir as relações mais importantes de amizade, amor, coragem e desafios.Minha primeira descoberta foi “A Itália de Jamie”. Sempre fui fã de Jamie Oliver e suas receitas, mas neste livro conheci a história das receitas e personagens se juntaram aos ingredientes.Depois dele, não parei mais. “Julie Julia” me emocionou e foi uma verdadeira lição sobre desafios e superações. “Escola dos sabores”, “O perfeccionista”, “Amei, perdi e fiz espaguete”, “Férias na Provence”, “Minha doce Paris”, “O ganso marisco e outros papos de cozinha” ... e olha que tem mais.A melhor surpresa foi descobrir que livros de receitas podem ser diários de famílias. Compartilhar segredos, heranças e cultura de um povo. Experiências.


E “Angelina” veio para se juntar aos meus tesouros mais especiais: “A viagem dos cem passos”, “Sangue, ossos e manteiga”, “Papel manteiga para embalar segredos”, “Cinco quartos da laranja” e “ A ira das berinjelas”.  Companheiros de férias, tardes na rede, viagens de avião e viagens da alma. Lendo, viajando e saboreando.Eu gosto da capacidade dos alimentos em reunir as pessoas à volta de uma mesa. Pessoas da mesma família, amigos, conhecidos e até aquelas muito diferentes podem ser tocadas por um alimento temperado com amor. “Angelina” conta esta história, a magia e a possibilidade de se conhecer e se transformar em uma cozinha.“... Sempre existiu uma íntima aliança entre a arte de bem dizer e a arte de bem comer.” – Brillant SavarinMinha vida é assim, uma combinação de paixão, coragem e manteiga, manteiga ghee, é claro!!!E você, ficou com vontade de ler? Ou de comer? 

Camila Pedote – consultora alimentar995402656 / camilapedote@hotmail.com



4 comentários:

IrinaCunha disse...

Amei este ! Super bem escrito !
To terminando os que vc me emprestou ... acho que vou começar a ler os culinarios, pois foram tantas sugestões que atiçaram minha curiosidade !
bjs e Parabéns !

IrinaCunha disse...

Adorei esta, super bem escrita !
To terminando os que vc me emprestou, mas assim que possível vou começar estes "gastronômicos" pq depois deste post, impossível resistir...
Parabéns e beijos

Clarissa Riccio disse...

Amei muito! Seu texto está bem leve, é uma conversa entre amigas mesmo!
E adorei as dicas! Já aumentei minha lista de livros pra comprar! Aos poucos, chego lá!
Mas o mais gostoso de tudo é achar que estamos batendo um papo na mesa da cozinha, esperando o bolo terminar de assar!
Bjs no coração.

Clarissa Riccio disse...

Amei muito! Seu texto está bem leve, é uma conversa entre amigas mesmo!
E adorei as dicas! Já aumentei minha lista de livros pra comprar! Aos poucos, chego lá!
Mas o mais gostoso de tudo é achar que estamos batendo um papo na mesa da cozinha, esperando o bolo terminar de assar!
Bjs no coração.