6 de novembro de 2013

Torta de Banana da Família Moraes - A nova geração

Olá meninas!



Semana movimentada aqui em casa, cozinha e idéias a todo vapor, testando, modificando, transformando e somando sabor e saúde para várias receitas.
Um dos desafios da consultoria alimentar que eu presto, está em transformar a forma de cozinhar e a relação com o comer das famílias que eu atendo.


Substituições de determinados alimentos ou preparações por outros similares e mais saudáveis, além da adição à mesa de ingredientes que trazem bem estar ao corpo, são ações que fazem toda a diferença na qualidade das refeições.
Strogonoff do dia a dia com biomassa de banana verde, ervas e temperos frescos no lugar de caldos Knorr e sazon (eca!!!), receitas com leites de coco, castanhas e arroz... As possibilidades são inúmeras e incorporando novos ingredientes na nossa dieta, alternamos entre fontes diferentes de nutrientes, aumentando nosso repertório alimentar e a qualidade de vida!
E que tal “releituras” daquela receita de família??? Esta semana a consultoria foi na casa da família Moraes, e conversando com a Sandra, ela me autorizou a dividir com vocês uma herança guardada a sete chaves por muitas gerações...
A receita original está em um caderno antigo, amarelado pelo tempo e cheio de manchas de óleo e bastante enfarinhado. Com a receita nova não corremos mais este perigo, sem farinha de trigo e óleo, recriamos uma sobremesa descomplicada, saborosa e saudável. Teste final, almoço de domingo com a família toda, UFA!! Aprovada até pela nona...

Anotem aí, que vale a pena:
TORTA DE BANANA DA FAMÍLIA MORAES – A NOVA GERAÇÃO

Ingredientes:
2 bananas nanicas cortadas em fatias bem fininhas
4 maçãs verdes (de preferência orgânicas) raladas com a casca
½ xícara de chá de uvas passas brancas
1 xícara de chá de nuts variadas e trituradas (castanha do Pará, de caju, amêndoas e nozes)
Canela, mel e limão a gosto

Modo de preparo:
Em um refratário, coloque as fatias de banana, forrando todo o fundo. Polvilhe canela a gosto (na receita original, a canela era misturada a farinha e a manteiga, ou seja, bem incorporada a massa e com sabor forte. Por isso, caprichamos na quantidade, e ficou uma delícia!!!).
Misture a maçã e as uvas passas e tempere com gotinhas de limão e salpique canela, mexendo bem. Disponha esta mistura sobre a camada de bananas e vá apertando com auxílio de uma colher, para ficar bem “compactada”.
Coloque em forno pré-aquecido a 200°C até ficar douradinho.
Retire do forno, adicione a farofa de castanhas e regue com um fiozinho de mel orgânico. Volte para o forno baixo por cerca de 15 minutos ou até dourar, cuidando para não queimar.
Hummm! A esta hora a sua cozinha já estará impregnada de um aroma delicioso... Acho que descobri porquê na família Moraes ela é servida quentinha, acho que não dá para aguentar esperar ela esfriar...
Dá agua na boca, né? Para mim é muito gratificante mexer nas panelas e nas receitas e adicionar saúde em uma receita tão especial como esta.

                E aí? Vamos mudar algumas receitas?????? O que você gostaria de transformar na sua casa e oferecer para a sua família?

Caderninhos para receita aqui da Angelina

Caderninhos para receita aqui da Angelina

Camila Pedote – consultora alimentar

# 995402656 / camilapedote@hotmail.com

2 comentários:

Angelina vai às compras disse...

Oi Cá, aqui em casa gostamos muito daquele creme amarelinho que recheia bolos ou faz parte de pavês! Como fazer sem açúcar e sem lactose! Já tentei....fiasco total! E aquele pudim de chia? Que tal? Bjo gde Camila Abbate

Anônimo disse...

Oi Camila! Vou aproveitar que estou um pouquinho de molho estes dias e voltar para cozinha para testar este creminho... Já está saindo fumacinha da cabeça de tantas idéias...rsrs Pudim de chia eu consegui! Te passo por email, ficou uma delícia, com leite de coco... Hummm... Beijão