26 de novembro de 2013

O veneno está na mesa...



Será mesmo?

Em dezembro de 2011 tive a oportunidade de assistir ao lançamento do documentário “Venenos na mesa”, do cineasta e diretor Silvio Tendler. Participei de diversas discussões, palestras, mesas redondas e debates sobre o tema, e os dados e informações mostram que não é brincadeira ou frescura.
Assistam ao vídeo, inteirinho, pensem, reflitam, tentem entender como é possível que agrotóxicos (herbicidas, fungicidas e pesticidas) a muito proibidos em quase todo o mundo devido ao risco que representam à saúde pública, ainda possam ser usados tão livremente e em larga escala aqui no Brasil. Quais interesses estão tão sendo preservados? A legislação protege a sua saúde?


O Brasil consome 5,2L/ano por habitante de agrotóxicos, se tornando o maior consumidor mundial. O perigo está no ar, na água, no solo... Para os trabalhadores que manipulam estes produtos, e para toda a população que está exposta a estes venenos, consumidoras diretas ou não.
É assustador e alarmante, principalmente porque os efeitos são cumulativos e a longo prazo.


E agora, o que fazer?


Saber para poder escolher.

Priorize o consumo de produtos orgânicos, tanto os frescos como também os processados (farinhas e sucos, por exemplo). SEMPRE que possível! Livre de agrotóxicos, mais saborosos e saudáveis.


Busque e ofereça saúde para você e sua família. Conheça feiras orgânicas, produtores e diversos estabelecimentos que se preocupam e oferecem produtos de qualidade para seus clientes. Se quiserem dicas de fornecedores, restaurantes, dias, horários e locais de feiras não deixem de me pedir. Experimentem e se deliciem com as qualidades destes produtos.
No post anterior, falei que sempre é tempo de SABOR e SAÚDE. A esta frase acrescento SABER e CONSCIÊNCIA também... Só assim é possível revermos nossos comportamentos e escolhas, proporcionando uma mudança efetiva na forma de se alimentar.

Boas escolhas, conscientes e saborosas, para todas nós!!

Camila Pedote – consultora alimentar
# 995402656 / camilapedote

Nenhum comentário: