14 de novembro de 2013

Sabor & Nutrientes

E está aberta a temporada de ....

Abacaxi, amora, abobrinha, berinjela, aspargos... entre tantos outros alimentos que estão em safra, cheios de sabor e nutrientes.


A cada início de mês, trimestre ou estação, começa a época de novos alimentos e com ela, a possibilidade de variedade de frescor e nutrientes se multiplica a cada visita ao supermercado, feira ou sacolão. A sazonalidade oferecem uma diversidade natural que proporciona bem estar não só para a gente, mas para o nosso planeta também!


Mesmo que hoje em dia, graças à globalização e inovações agrícolas, tenhamos acesso a quase todas as frutas e vegetais durante todo o ano, não respeitar a sazonalidade envolve maior aplicação de insumos químicos (agrotóxicos), maior cuidado no cultivo, produtos mais caros e com qualidade nutricional, em geral, inferior.

E quais são os benefícios???
É MAIS BARATO!! Simples assim. Facilidade no cultivo e transporte, abundância e acessibilidade aos consumidores.
É MAIS GOSTOSO!!! Hummm... Alimentos de época tem a oportunidade de amadurecer completamente, e com isto são simplesmente deliciosos. Docinhos e muito mais cheirosos também. Passeie na feira esta semana e repare no cheirinho do abacaxi te chamando...
É MAIS SAUDÁVEL!! Conservam seus nutrientes vitais e naturais. Vários estudos demonstram que frutas, legumes e hortaliças sazonais apresentam 3 a 4 vezes mais nutrientes do que aqueles cultivados “fora da hora”.
É MAIS VERDE!!! O futuro do nosso planeta também agradece. Produção fora de época exige muito mais recursos naturais, além de alguns produtos terem que viajar milhares de quilômetros para chegar aos nossos centros de distribuições.


No link abaixo a gente encontra uma tabela super completa de produtos divididos de acordo com sua sazonalidade, que pode ser um ótimo guia para as nossas compras semanais.

É sempre tempo de SABOR e SAÚDE!!!
Olho no calendário e criatividade na cozinha. Aproveitem e variem o cardápio, se deliciando com preços baixos, saborosos e nutritivos!!

Camila Pedote – consultora alimentar

# 995402656 / camilapedote@hotmail.com

Nenhum comentário: