10 de abril de 2014

Roupa de Trabalho

Falar sobre o que vestir no trabalho envolve várias questões: qual nossa profissão, qual ambiente trabalhamos, qual nossa posição…se for numa empresa, qual o dress code, o que precisamos sentir e transmitir nesse ambiente, enfim, muitas pecinhas nesse quebra-cabeça!
É importante considerar tudo o que está aí em cima, sabemos que a aparência é comunicação não-verbal, mas no trabalho queremos ser reconhecidas principalmente pela qualidade do que produzimos e pelo nosso profissionalismo, certo?
Então o balanço é mais fino, saber coordenar as cores, texturas e formas é sinal de inteligência e competência sim, mas temos que lembrar de deixar espaço para nosso brilho interno acontecer! Bom senso é tudo de bom!!
Hoje vamos focar nas pessoas que trabalham em empresas, onde o dress code vai do casual business ao business dress, já explico.
casual business é aquele dress code que precisa estar arrumadinha, mas que podemos usar tecidos não tão nobres como malha de tricô, algodão e sarja.  Já o business dress é mais arrumado, com modelagem mais estruturada, tecidos nobres (seda, lã, couro) e cores mais discretas.
Vamos lá! Algumas inspirações e comentários sobre o casual business:
Ø    > Não é por que é casual que pode ter aspecto velho e com bolinhas, combinado? Se gostamos muito de uma peça a gente cuida bem dela (vou fazer um post sobre etiqueta de lavagem), mas tem um momento que ela já cumpriu a missão na terra e deve ir embora;
Ø   >  Quanto mais cor se adiciona ao look mais ele fica informal. Então cor pode e deve, mas dependendo do ambiente, o melhor é optar por neutros ou cores pastéis, e deixar a cor mais vibrante para acessórios;
Ø   > Pense em mistura de texturas e materiais. Se a cor for mais discreta, a inteligência da coordenação aparece de outra forma;
Ø   > Aproveite o friozinho  para trabalhar sobreposições: camisa por baixo do tricô é um clássico! A produção fica mais rica;







 E sobre o business dress:
Ø   > Nesse dress code, podemos entender que o ambiente de trabalho é mais formal ou que temos uma posição que é mais estratégica em todos os sentidos, então a roupa deve ficar à altura.
Ø   > Estruturas e tecidos mais encorpados, que não amassem tanto, modelagem perfeita e cores mais discretas;
Ø   > Acessório de boa qualidade, acabamento;










Para roupa de trabalho versatilidade é a palavra principal. Quanto mais uma peça render looks, melhor. O exercício aqui é dedicar 10 minutos a mais na sua rotina para praticar o seu estilo pessoal  e transformar o dia-a-dia de se vestir num prazer. Pensa nisso.

Um beijo e até a próxima!

Jana e Fá

Janaina Villela é fotógrafa e consultora de estilo e a Fabiola Ultramari é o olho por trás da Angelina vai às Compras.
Orientamos mulheres na jornada do despertar de seu estilo pessoal. 
Se quiser saber mais, escreva para estiloangelina@gmail.com

Nenhum comentário: