10 de março de 2014

Movimento pela vida saudável

Quem já ouviu falar da campanha segunda sem carne?


Segunda sem carne é um movimento pela vida saudável.
A campanha convida as pessoas a refletirem sobre seus hábitos e a se conscientizarem sobre os impactos que o consumo exagerado de carne na alimentação tem sobre a saúde humana, o meio ambiente e os animais.
Lançado em 2003 nos EUA e disseminado pelo mundo, o movimento já está no Brasil desde 2009, e conta com o apoio da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, além da Sociedade Vegetariana Brasileira. Empresas, celebridades, governos municipais, ONGs, líderes políticos e inúmeros profissionais ligados à saúde e boa alimentação também abraçam esta idéia.
Por que segunda sem carne??


Pelas pessoas – favorece a prevenção de doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, obesidade, diversos tipos de câncer, diabetes. Diversidade e rotatividade de alimentos são importantíssimos na nossa alimentação, instigando a descoberta de outros sabores, temperos e alimentos, e principalmente a oferta de nutrientes. Pela saúde e pelo orçamento familiar.

Pelos animais – O reino vegetal é plenamente capaz de nos proporcionar uma alimentação além de saudável e nutritiva, ética e sustentável. Cerca de 70 bilhões de animais terrestres são mortos por ano no mundo, sendo que grande parte nasce e cresce confinada, comendo rações ricas em antibióticos, vacinas e hormônios. Deixar de estimular essa “indústria de produção de animal para a morte” é uma questão de respeito a vida.

Pelo planeta – 1kg de carne vermelha custa da natureza 15.000L de água doce limpa, 44 m² de área desmatada, 335kg de CO2 no planeta e de 3 a 10kg de proteína vegetal (milho, soja, feijão, etc). Em um planeta com tantas pessoas passando fome...


No site www.segundasemcarne.com.br você encontra receitas, dicas, notícias e informações sobre a campanha. Além de dicas de livros, guia de restaurantes e mais material sobre o tema.
Prometo um post bem detalhado para vocês sobre proteínas vegetais, com as suas principais fontes, quantidades biodisponíveis de proteína, receitas e idéias para tornar as suas segundas bastante saborosas.

Hoje pode ser o dia para tirar a carne do cardápio e ganhar saúde e sabores. Vamos refletir sobre nossos padrões de consumo e adotar um novo hábito. Amplia a sua consciência e seu paladar.
Comece a semana fazendo o bem. Para você, os animais e o planeta. Pela vida.




Passe esta idéia adiante!!!!


Camila Pedote – consultora alimentar


Nenhum comentário: