22 de maio de 2013

Na hora de vestir a casa...

Olá Meninas, tudo bem?

Essa semana resolvi falar de cor.
Tem sempre um namoro novo, a cor da temporada, passando pela moda e escorrendo para Arquitetura.
Diferente das cores que a gente incorpora ao nosso guarda-roupa, que precisam de uma orientação afinada com o que nos valoriza, evitando o que derruba nossa personalidade, na hora de vestir a casa, eu particularmente não gosto de seguir protocolos. Acredito na intuição e na sensação do combo luz e cor, que determinado ambiente produz.
Espaços mais neutros com pequenos toques coloridos, dão mais segurança para quem é iniciante no quesito cor. Na hora de remodular, dar outra atmosfera para a casa, é sempre mais leve e descomplicado.
Treine o olhar toda vez que entrar em um local desconhecido, perceba-se. Como você se sente? Alegre, em paz, cansada talvez? Tente identificar a sua volta o que te deixa assim; muitos estímulos visuais, desordem ou simplesmente uma cor que toma todo o espaço e de alguma forma te agrada ou provoca demais.
Certamente a gente tem uma cor favorita e que nos segue desde a infância, quase que um perfil psicológico amador daqueles:
Qual o seu signo?
Qual seu prato predileto?
Qual sua cor preferida?
Sabe-se lá porque isso acontece?! Talvez algum ambiente onde você se sentiu muito à vontade, trazendo uma sensação de aconchego, cheio de memórias e momentos agradáveis, ou apenas um único objeto pelo qual você se identificou e relacionou diretamente, mas de uma maneira inconsciente, à determinada cor.
Apesar de adorar regras só para ter a liberdade em desobedecer (Oi, muito prazer, este é o meu EU rebelde... rsrs), não posso deixar ninguém se sentindo abandonado...

Vamos lá:
Neste ano aposto no Turquoise com chocolate, algumas nuances do Bordeaux ao magenta puro:


Deixe o cinza dormindo.
É impressão minha, ou tudo está meio 50 tons?


Cômodos pequenos podem SIM ter cores fortes, enriqueça a iluminação e acrescente espelhos e texturas, enganando o olhar e distorcendo proporções.







Gosto é subjetivo demais, é cultural, faz parte de como enxergamos o entorno, absorvemos e assim reagimos.
Se acha difícil combinar, descombine, assuma um estilo próprio!





Um beijo para o meu pai, minha Mãe e para vc!!

Camila




Camila Abbate | Arquitetura e Interiores
Rua Prof. Vahia de Abreu, 653 – Vila Olímpia 
# 99593-1095

Nenhum comentário: